Canclini

Nascido em La Plata, Argentina, em 1939, e radicado desde 1976 no México, Néstor García Canclini é Pesquisador Emérito do Sistema Nacional de Investigadores do México e Professor Investigador do Departamento de Antropologia da Universidade Autônoma Metropolitana (Cidade do México).

Doutor em Filosofia pela Universidades de Paris e La Plata, García Canclini já foi professor visitante nas Universidades de Austin, Duke, Stanford, Barcelona, Buenos Aires e São Paulo. Atualmente, dedica-se às relações entre estética, arte, antropologia, estratégias criativas e redes culturais dos jovens, além de abordar temas que interessam tanto às políticas culturais quanto às relações entre tecnologia e cultura.

O pesquisador foi contemplado com a Bolsa Guggenheim e o Prêmio Casa das Américas em reconhecimento ao livro As culturas populares no capitalismo (Editora Brasiliense, 1983). Também conquistou o Book Award, da Asociación de Estudios Latinoamericanos, pelo livro Culturas híbridasEstratégias para entrar e sair da modernidade (Editora Edusp, 1997).

Outros trabalhos de destaque em sua carreira são: Consumidores e Cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização (Editora UFRJ, 1995), A Globalização imaginada (Editora Iluminuras, 2007), Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade (Editora URFJ, 2008) e A sociedade sem relato. Antropologia e estética da iminência (Editora Edusp, 2011).

Recentemente, dedicou-se à obra literária Pistas falsas. Uma ficção antropológica (Itaú Cultural; Iluminuras, 2020) e ao ensaio Ciudadanos reemplazados por algoritmos (Editora Calas, 2020).
Pesquisa

Em 1969 e 1970, Canclini contou com uma bolsa do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina, obtida por concurso, para pesquisar o tema “Fenomenologia e estruturalismo em Merleau-Ponty”, na Universidade de Paris, sob a direção do Prof. Dr. Paul Ricoeur. A pesquisa intitulada Epistemología e Historia foi publicada pela UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México), em 1979. Já nos anos 1972 e 1973, coordenou a pesquisa “A construção de modelos científicos para a análise da arte. Estudo especial do modelo psicanalítico”, subsidiada pela Comissão de Investigação Científica da Universidade Nacional de La Plata. A equipe era formada por Maria del Carmen Arias e Maria Eugenia Módena.De julho de 1975 a junho de 1976, investigou as “Vanguardas artísticas e o desenvolvimento econômico na Argentina”, com financiamento do Instituto de Ciências Sociais de Buenos Aires. Um artigo informativo foi publicado no fascículo de novembro-dezembro de 1976 da revista Cuadernos Americanos, do México.

Entre 1974 e 1975, como parte das tarefas correspondentes ao cargo de Professor de Filosofia e Estética na Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de La Plata, pesquisou as novas formas de comunicação entre os artistas e o público na América Latina, nas linguagens de artes plásticas, teatro e cinema. A investigação, concluída em 1976, foi publicada com o título Arte popular y sociedad en América Latina. Teorías estéticas y ensayos de transformación, pela Editorial Grijalbo, em 1997.

De 1977 a 1980, desenvolveu uma pesquisa sobre “Artesanato e festas populares no México”, como professor pesquisador da Escola Nacional de Antropologia e História. O resultado foi publicado, de forma fragmentada, sob o título “Artesanías e identidad cultural” na revista Culturas, da UNESCO (nº 6, 1979), e o texto final, no livro Las culturas populares en el capitalismo (México, Nueva Imagen, 1982; e la Habana, Casa de las Américas, 1982).

De 1982 a 1985, orientou uma pesquisa sobre “O público de arte no México”, realizada por equipes do Instituto Nacional de Bellas Artes e do Mestrado em Antropologia Social da Escola Nacional de Antropologia e História, ambos do México. Fizeram parte da investigação: Esther Cimet, Julio Gullco, Cristina Mendoza, Marta Dujovne, Guadalupe Soltero, Eulalia Nieto, Juan Luis Sariego e Francisco Reyes Palma. O livro produzido como resultado, El público como propuesta, cuatro estudios sociológicos en museos de arte, foi publicado pelo INBA, em 1987.

De 1985 a 1988, investigou as “Necessidades culturais na fronteira norte do México” com apoio do Programa Cultural de las Fronteras e a colaboração de Jennifer Metcalfe e Patricia Safa. O resultado dos estudo é o livro Tijuana: La casa de toda la gente, de N. García Canclini y Patricia Safa, com fotografias de Lourdes Grobet (México, ENAH-INAH / UAM-I / Programa Cultural de las Fronteras, 1989).

Em 1987 e 1988, estudou, ao lado de Patricia Safa, as “Políticas culturais e a sociedade no México” para o Projeto PNUD-UNESCO-CLACSO sobre “Ciências sociais, crise e necessidade de novos paradigmas na relação Estado / Sociedade / Economia”. O resultado foi publicado no livro ¿Hacia un nuevo orden estatal en América Latina? Tomo 7: Innovación cultural y actores socioculturales (Buenos Aires, CLACSO, 1989, pp. 163-211). Em 1988 e 1989, escreveu para o mesmo projeto um estudo intitulado “As modernizações do México: economia, política e cultura”.

De 1988 a 1991, coordenou a investigação “Políticas culturais e consumo cultural na Cidade do México”, da qual participaram Mabel Piccini, Patricia Safa, Eduardo Nivón, Ana María Rosas, Maya Lorena Pérez Ruiz e María Teresa Ejea. A pesquisa foi realizada em um programa de colaboração entre a ENAH (Escola Nacional de Antropologia e História) e a UAM (Universidade Autônoma Metropolitana, campus de Iztapalapa e Xochimilco), contando com subsídios da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da CONACYT (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, do México). Foi apresentada, sob o título “O consumo cultural na Cidade do México”, no Seminário do Grupo de Trabalho sobre Políticas Culturais da CLACSO (Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais), realizado em São Paulo, Brasil, em junho de 1990. Uma parte dos resultados foi publicada no livro El consumo cultural en México (México, CNCA / Grijalbo, 1993).

Em 1990 e 1991, coordenou, com Gilberto Guevara Niebla, uma pesquisa sobre os efeitos educativos e culturais do Tratado de Livre Comércio, que foi publicado com o título La educación y la cultura ante el Tratado de Libre Comercio. Desde 1991, continuou investigando as relações entre a oferta cultural e as práticas de consumo cultural na Cidade do México. Os resultados foram publicados nos livros Públicos de arte y política cultural. Un estudio del II Festival de la ciudad de México (México, ENAH-UAM-DDF, 1991) e El consumo cultural en México (México, Grijalbo, 1993).

De 1990 a 2006, dirigiu o Programa de Estudos sobre Cultura Urbana no Departamento de Antropologia da Universidade Autônoma Metropolitana-Iztapalapa do México.

Em 1994, coordenou, a pedido do Instituto Mexicano de Cinematografia, uma investigação sobre cinema e televisão no México, efetuada com dados documentais e estatística nacional, além de trabalhos de campo nas cidades de México, Guadalajara, Mérida e Tijuana.

Em 1994 e 1995, realizou, com Alejandro Castellanos e Ana Rosas Mantecón, uma pesquisa histórico-documental, etnográfica e com grupos focais sobre os imaginários formados em viagens pela Cidade do México.

Em 1997 e 1998, coordenou, por solicitação do Sistema Econômico Latino-americano (SELA), uma investigação sobre as indústrias culturais na América latina.

Em 1999, realizou, com José Manuel Valenzuela Arce, uma pesquisa sobre arte e sociedade na fronteira México-Estados Unidos.

Em 2001 e 2003, dirigiu, a pedido da CONACULTA (Secretaria de Cultura do México) e do FCE (Fundo de Cultura Econômica), a produção de um livro resumindo o estado da arte sobre a antropologia urbana no México.

Em 2002-2003, coordenou, com Ana Rosas Mantecón e Enrique Sánchez Ruiz, a pedido do Instituto Mexicano de Cinematografia, uma investigação internacional, com especialistas da Argentina, da Espanha e dos Estados Unidos, sobre as perspectivas do cinema mexicano.

Em 2004-2005, realizou, com Ernesto Piedras, um estudo sobre as indústrias culturais e o desenvolvimento do México.

Em 2010-2011, coordenou, com Maritza Urteaga Castro Pozo, a investigação “Estratégias criativas e redes culturais dos jovens no marco da educação e do desenvolvimento” para a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Em 2010-2011, coordenou, com Maritza Urteaga Castro Pozo, a pesquisa “Estratégias criativas dos jovens e redes culturais para o desenvolvimento”, realizada para a Fundação Carolina.

Em 2010-2011, coordenou, junto a Maritza Urteaga Castro Pozo, a pesquisa “Jovens, culturas urbanas e redes digitais: práticas emergentes nas artes, no campo editorial e na música”, realizada para a Fundação Telefônica.

De 2013 a 2015, coordenou a pesquisa “Por uma antropologia dos leitores”, patrocinada pela Fundação Telefônica e a Universidade Autônoma Metropolitana, do México.

Livros

Para download de livros, entrevistas e artigos selecionados, em português, confira a página Canclini no Brasil.

 

1968

GARCÍA CANCLINI, N. Cortázar, una antropología poética. Buenos Aires: Editorial Nova, 1968. 125 p.


 

1977

GARCÍA CANCLINI, N. Arte popular y sociedad en América Latina. Teorías estéticas y ensayos de transformación. México: Grijalbo, 1977. 287 p. (3 edições).


 

1979

GARCÍA CANCLINI, N. Epistemología e historia. La dialéctica entre sujeto y estructura en Merleau-Ponty. México: UNAM, 1979. 240 p.

GARCÍA CANCLINI, N. La producción simbólica-Teoría y método en sociología del arte. México: Siglo XXI, 1979. (6 edições).

GARCÍA CANCLINI, N. A produção simbólica: teoria e metodologia em sociologia da arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.


 

1981

GARCÍA CANCLINI, N. Cultura y sociedad: una introducción. México: SEP, 1981. 48 p.


 

1982

GARCÍA CANCLINI, N. Las culturas populares en el capitalismo. México: Nueva Imagen, 1982, e La Habana, Casa de las Américas, 1982. 224 p. (6 edições).


 

1983

GARCÍA CANCLINI, N. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.


 

1984

GARCÍA CANCLINI, N. Ideología y cultura. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 1984. 66 p.

GARCÍA CANCLINI, N. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Cultrix, 1984.


 

1985

GARCÍA CANCLINI, N.; SEVILLA VILLALOBOS, A. Máscaras, danzas y fiestas de Michoacán. Morelia: Gobierno de Michoacán, 1985. 77 p.

GARCÍA CANCLINI, N. Consumidores e cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.


 

1986

GARCÍA CANCLINI, N. Desigualdad cultural y poder simbólico. La sociología de Pierre Bourdieu. México: Cuadernos de trabajo del Instituto Nacional de Antropología e Historia, 1986. 50 p. Foi reeditado com algumas modificações como introdução ao livro de P. Bourdieu, Sociología y cultura, México (Grijalbo / CONACULTA, 1990).


 

1987

GARCÍA CANCLINI, N. et al. El público como propuesta. Cuatro estudios sociológicos en museos de arte. México: INBA, 1987. 248 p.

GARCÍA CANCLINI, N. (ed.) Políticas culturales en América Latina. México: Grijalbo, 1987. 220 p.


 

1987

GARCÍA CANCLINI, N.; RONCAGLIOLO, R. (eds.) Cultura transnacional y culturas populares. Lima: Instituto para América Latina, 1988. 378 p. A obra contém textos de 15 autores. García Canclini assina a introdução teórica, os comentários a cada seção e as conclusões do livro.


 

1989

GARCÍA CANCLINI, N.; SAFA, P.; GROBET, L. Tijuana: la casa de toda la gente. México: ENAH-INAH / UAM-I / Programa Cultural de las Fronteras / CONACULTA, 1989. 64 p.


 

1990

GARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad, México: Grijalbo / CONACULTA, 1990. (No total, 22 reedições).


 

1991

GARCÍA CANCLINI, N. et al. Públicos de arte y política cultural. Un estudio del II Festival de la Ciudad de México. México: ENAH, UAM, DDF, 1991.


 

1992

GARCÍA CANCLINI, N.; NIEBLA, G. (coords.) La educación y la cultura ante el Tratado de Libre Comercio. México: Nueva Imagen, 1992.


 

1993

GARCÍA CANCLINI, N. (coord.) El consumo cultural en México. Consejo Nacional para la Cultura y las Artes. Coleção “Pensar la Cultura”. México, 1993.


 

1994

GARCÍA CANCLINI, N. (coord.) Los nuevos espectadores. Cine, televisión y video en México. Instituto Mexicano de Cinematografía (IMCINE): México, 1994.


 

1995

GARCÍA CANCLINI, N. Consumidores y ciudadanos. Conflictos multiculturales de la globalización, México: Grijalbo, 1995. (4 reedições).

GARCÍA CANCLINI, N. Cultura y pospolítica. El debate sobre la modernidad en América Latina. México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 1995.


 

1996

GARCÍA CANCLINI, N.; CASTELLANOS, A.; ROSAS MANTECÓN, A. La ciudad de los viajeros. Travesías e imaginarios urbanos: México 1940-2000. México: Grijalbo / UAM, 1996.

GARCÍA CANCLINI, N. (coord.) Culturas en globalización. Libre Comercio y procesos de integración supranacional. Néstor García Canclini. Caracas: Nueva Sociedad, 1996.


 

1997

GARCÍA CANCLINI, N. Imaginarios Urbanos, Eudeba S.E.M. Série Aniversario. Buenos Aires, 1997.


 

1998

GARCÍA CANCLINI, N. (coord.) Cultura y comunicación en la Ciudad de México. 2 tomos. México: Grijalbo / Universidad Autónoma Metropolitana, 1998.


 

1999

GARCÍA CANCLINI, N.; MONETA; C. Las industrias culturales en la integración latinoamericana. Argentina: Eudeba-SELA, 1999.

GARCÍA CANCLINI, N. La globalización imaginada. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós, 1999 (2 reedições).


 

2000

GARCÍA CANCLINI, N. Cultura e identidad en América Latina. In: Cuadernos de la globalización No.3 “Globalidad e identidades: México y América Latina en el cambio de siglo”. México: CELAG, 2000.

GARCÍA CANCLINI, N.; QUEVEDO, L. A. Buenos Aires no duerme. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 2000.

GARCÍA CANCLINI, N.; VALENZUELA ARCE, J. M.  Intromisiones compartidas. Arte y sociedad en la frontera México / Estados Unidos. México: Programa de Fomento a Proyectos y coinversiones Culturales del FONCA, 2000.


 

2002

GARCÍA CANCLINI, N. Latinoamericanos buscando lugar en este siglo, Buenos Aires, Paidós, 2002. Foi publicado em francês com o título L´Amerique latine au XXIe siècle (Presses de l´Université Laval, 2006), e, em português, pela Editora Iluminuras.

GARCÍA CANCLINI, N. (coord.) Culturas de Iberoamérica. Diagnóstico y propuestas para el desarrollo cultural. Espanha / México / OEI / Santillana, 2002.


 

2003

GARCÍA CANCLINI, N. (coord.) Reabrir espacios públicos. Políticas culturales y ciudadanía. México DF: UAM-Plaza y Valdés, 2003.

 

GARCÍA CANCLINI, N. Culturas da Ibero-América: diagnósticos e propostas para seu desenvolvimento. São Paulo: Moderna, 2003.


 

2004

GARCÍA CANCLINI, N. Diferentes, desiguales y desconectados. Mapas de la Interculturalidad, Buenos Aires: Gedisa, 2004 (2 reedições). Publicado em português pela Editora UFRJ, em 2005, e em italiano por MELTEMI, em 2010.


 

2005

GARCÍA CANCLINI, N. (coord.) La antropología urbana en México. México, DF: CONCACULTA / UAM / FCE, 2005.

GARCÍA CANCLINI, N. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.


 

2006

GARCÍA CANCLINI, N.; PIEDRAS, E. Las industrias culturales y el desarrollo de México. México: Siglo XXI, 2006.

GARCÍA CANCLINI, N.; ROSAS MANTECÓN, A.; SÁNCHEZ RUÍZ, E. Situación actual y perspectivas de la industria cinematográfica en México y en el extranjero. México: Universidad de Guadalajara / Instituto Mexicano de Cinematografía, 2006.

GARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2006.


 

2007

GARCÍA CANCLINI, N. Lectores, espectadores e internautas, Colección V3x. Barcelona: GEDISA, 2007.


 

2008 

GARCÍA CANCLINI, N. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.


 

2010

GARCÍA CANCLINI, N. La sociedad sin relato: Antropología y estética de la inminencia, México: Katz Editores, 2010.


 

2012

GARCÍA CANCLINI, N.; URTEAGA, M. Cultura y desarrollo. México: Paidós / Fundación Carolina / Universidad Autónoma Metropolitana, 2012.

GARCÍA CANCLINI, N.; CRUCES, F.; URTEAGA, M. Jóvenes, culturas urbanas y redes digitales. Prácticas emergentes en las artes, el campo editorial y la música. México: Fundación Telefónica / Editorial Ariel, 2012.

GARCÍA CANCLINI, N. A sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. São Paulo: Edusp, 2012.


 

2013

GARCÍA CANCLINI, N.; PIEDRAS, E. (coords.) Jóvenes creativos: estrategias y redes digitales. México: FONCA / UAM / Editorial Juan Pablos, 2013.

GARCÍA CANCLINI, N. Introdução. In: Voces híbridas. Reflexiones en torno a la obra de García Canclini. NIVÓN, E. (coord.). México: UAM / Siglo XXI, 2013.

GARCÍA CANCLINI, N.; CASTELLANOS, A.; ROSAS MANTECÓN, A. La ciudad de los viajeros. Travesías e imaginarios urbanos: México 1940-2000, México: UAM / Fondo de Cultura Económica, 2013. (Reedição).


 

2014

GARCÍA CANCLINI, N. El mundo entero como lugar extraño, Buenos Aires: Gedisa, 2014.


 

2015

GARCÍA CANCLINI, N. et al. Hacia una antropología de los lectores. México: UAM/ Ariel / Fundación Telefónica / Paidós, 2015.


 

2018

GARCÍA CANCLINI, N. Pistas falsas. México: Sexto Piso, 2018.

GARCÍA CANCLINI, N.; GREELEY, R. La interculturalidad y sus imaginarios. Conversaciones con Néstor García Canclini. Espanha: Gedisa / Art Life Laboratory, 2018. Com a  participación de Andrea Giunta, Claudio Lomnitz, Eduardo Nivón, Rossana Reguillo, Alberto Quevedo, Juan Villoro e George Yúdice. 


 

2019

GARCÍA CANCLINI, N. Ciudadanos reemplazados por algoritmos. México: CALAS, 2019. 

GARCÍA CANCLINI, N.; ROCHA, R.; BRIZUELA, J. (orgs.) Política Cultural: conceito, trajetória e reflexões. Bahia: SciELO-EDUFBA, 2019.


 

2020

GARCÍA CANCLINI, N. Cidadãos substituídos por algoritmos. São Paulo: EDUSP, 2020.

GARCÍA CANCLINI, N. Pistas falsas. Uma ficção antropológica. São Paulo: Iluminuras / Observatório do Itaú Cultural, 2020.

Artigos e entrevistas publicados no Brasil

1966

GARCÍA CANCLINI, N. “Os intelectuais na América Latina”. In: Paz e Terra, ano 1, n. 1, pp. 195-207, São Paulo, julho de 1966.


 

1979

GARCÍA CANCLINI, N. “Teoría da Superestructura e Sociologia das vanguardas artísticas”. In: Civilização Brasileira, n. 8, Rio de Janeiro, dezembro de 1979.


 

1983

GARCÍA CANCLINI, N. “Políticas culturais na América Latina”. In: Novos Estudos Cebrap, vol. 2, n. 2, pp. 39-51, São Paulo, julho de 1983.


 

1990

GARCÍA CANCLINI, N. “La modernidad después de la posmodernidad”. In: BELLUZZO, A. M. M. (org.), Modernidade: vanguardas artísticas na América Latina, Memorial, São Paulo: UNESP, 1990.


 

1994

GARCÍA CANCLINI, N. “Rehacer los pasaportes. El pensamiento audiovisual en el debate sobre multiculturalidad”, Porto Vírola, ano III, n. 18, Brasil, setembro de 1994.


 

2000

GARCÍA CANCLINI, N. “Noticias recientes sobre la hibridación”. In: Artelatina, Brasil, Editorial Aeroplano, pp. 60-82, 2000.


 

2003

GARCÍA CANCLINI, N. “¿Quién habla y en qué lugar?: sujetos simulados e interculturalidad”. In: Estudos de literatura brasileira contemporânea. Sujeito e espaço social, N22-Brasília, Julho-dezembro de 2003, pp. 15-37.


 

2008

GARCÍA CANCLINI, N. “A cultura política: entre o mediático e o digital”. In: MATRIZes, n. 2, abril, 2008.

GARCÍA CANCLINI, N. “Um homem feito de interrogações”. In: O Estado de São Paulo, 8 de junho de 2008.

GARCÍA CANCLINI, N. “Más allá del multiculturalismo”. In: Aliança de Civilizações, Interculturalismo e Direitos Humanos. Río de Janeiro: EDUCAM, 2008.

GARCÍA CANCLINI, N. Imaginários culturais de cidade: conhecimento / espetáculo / desconhecimento”. In: COELHO, T. (org.). A cultura pela cidade, Iluminuras, São Paulo, 2008.


 

2009

GARCÍA CANCLINI, N. “Diversidade e Direitos na interculturalidade”. In: Observatório Itaú Cultural / OIC, n. 8, abril-julho de 2009, São Paulo, Brasil, pp. 143-151.


 

2011

GARCÍA CANCLINI, N. “Frida e industrialização da cultura”. In: Fãs e CelebridadesComunicação & Cultura, n. 12Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, outono-inverno de 2011.


 

2013

GARCÍA CANCLINI, N. “Latinos diante de seu espelho”. In: Revista ArtFilporto. Ano 2, n. 3, Julho de 2013.

GARCÍA CANCLINI, N. “O futuro da cultura a partir dos estudos sobre jovens”. In: PEREIRA LEITE, J. G. (org.) As malhas da cultura 2. São Paulo: Ateliê Editorial, 2013.


 

2014

GARCÍA CANCLINI, N. “¿Cuánto y cómo se lee?”. In: Observatório Itaú Cultural, n. 17, São Paulo, agosto-dezembro de 2014, pp. 169-177.


 

2015

GARCÍA CANCLINI, N. “O que os passaportes representam hoje?”. In: MOURA, S. (org.). Panoramas do sul, leituras. Edições SESC / Associação cultural videobrasil, setembro de 2015.


 

2016

GARCÍA CANCLINI, N. “La cultura internacional popular en el Siglo XXI”. In: Ciências Sociais Unisinos, n. 54, maio-agosto de 2018, pp. 161-166.

 

Prêmios e títulos

PRÊMIOS


1967

Cortázar, una antropología poética (Edit. Nova, Bs. As. 1968): Canclini recebeu o prêmio de melhor ensaio, outorgado pela Sociedade Argentina de Escritores (filial de Buenos Aires), entre os livros publicados em 1968. Este texto também recebeu o primeiro lugar, na categoria ensaio, do Premio Olivetti 1967.

Ensaio Cortázar: el acceso a la casa del hombre: obteve o primeiro prêmio no concurso nacional de ensaios realizado pelo jornal La Capital, de Rosário, Argentina, em 1967.


1981

Livro Las culturas populares en el capitalismo (Editora Nueva Imagen, México, 1978. Casa de las Américas, La Habana, 1982): recebeu o Prêmio de Ensaio da Casa das Américas, em 1981.


1991-1992

Livro Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad (Grijalbo-CNCA, México, 1991): recebeu o prêmio da Latin American Studies Association (LASA), na categoria de melhor livro em espanhol sobre a América Latina, publicado no período de 1991-1992.


1992

Área de Cultura da Universidade Autônoma Metropolitana – Iztapalapa: quando Canclini atuava como chefe nessa instituição, a área de cultura foi eleita como melhor área de ciências sociais por sua produtividade em pesquisa, no México, em 1992.


1994-2002

Cátedra Patrimonial de Excelência Nível I, do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACyT), México, 1994-2002.

 

TÍTULOS E BOLSAS


1981

Bolsa da Fundação Guggenheim para o período 1981-1982.


1994

Bolsa Reconocimiento de la Carrera Docente, da Universidade Autônoma Metropolitana, México, de 1º de junho de 1994 aos dias atuais.


1995

Investigador Nacional Nível III, do Sistema Nacional de Investigadores do México, de 1º de julho de 1995 a 30 de junho de 2007.


1996

Bolsa de Apoyo a la Permanencia, de 1º de abril de 1996 aos dias atuais.

Estímulo a la Trayectoria Académica Sobresaliente, de 1º de abril de 1996 aos dias atuais.

Diploma al Mérito “Estética, teoría e historia del arte”, outorgado pela Fundação Konex, Argentina, julho de 1996.

Profesor Extraordinario con carácter Honorario, da Universidade Nacional de La Plata, Argentina, junho de 1996.


2001

Profesor Distinguido de la Universidad Autónoma Metropolitana, desde 2001.


2002

Premio de ensayo literario hispanoamericano Lya Kostakowsky, da Fundação Cardoza y Aragón pelo livro Latinoamericanos buscando lugar en este siglo, Paidós, Buenos Aires, 2002.


2003

Investigador Nacional de Excelência, do Sistema Nacional de Investigadores do México, de 1º de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2012.


2005

Doutorado Honoris Causa outorgado pela Universidade Ricardo Palma em Lima, Peru, em 30 de julho de 2005.

III Reconocimiento a las Humanidades y Ciencias Sociales del Tecnológico de Monterrey, outorgado pelo Tecnológico de Monterrey em outubro de 2005.

Doutorado Honoris Causa, outorgado pela Benemérita Universidade de Puebla, Puebla, em 23 de novembro de 2005.


2008

Investigador Emérito pelo Sistema Nacional de Investigadores do México, a partir de 2008.


2009

Doutor Honoris Causa outorgado pela Universidade Nacional de General San Martín em 22 de abril de 2009.


2010

Prêmio Carlos Monsiváis al Mérito Cultural, México, 11 de outubro de 2010, México, D.F.


2012

Premio Universitario de Cultura 400 años, outorgado pela Universidade Nacional de Córdoba, República de Argentina, 10 de maio de 2012.

V Premio a la Investigación de la Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), y Fundación Telefónica en el marco del Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y la Cultura. Salamanca, Espanha, 6 de setembro de 2012.

Medalla al Mérito en Ciencias 2012, outorgada pela Assembleia Legislativa do Distrito Federal.


2014

Doutorado Honoris Causa, outorgado pela Universidade Nacional do Rosario, em 7 de agosto de 2014.

Premio Nacional de Ciencias y Artes 2014, do México, na categoria de História, Ciências Sociais e Filosofia.


2017

Doutorado Honoris Causa, outorgado pela Universidade Nacional do Litoral, em 9 de maio de 2017.


2018

Doutorado Honoris Causa, outorgado pela Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, 21 de agosto de 2018.


Atividades docentes

ARGENTINA


1965

Professor Titular de Psicologia Filosofia no Instituto Misto de Ensino Secundário de Magdalena, de 1º de abril de 1965 a 30 de agosto de 1967.

Professor Titular de Filosofia no 6º ano do Liceu da Universidade Nacional de la Plata, de 1º de março de 1965 a 30 de março de 1968.


1967

Professor de Filosofia da religião no Instituto Nacional Superior del Profesorado de Buenos Aires, de 20 de abril de 1967 a 30 de setembro de 1969.

Professor de Psicologia Filosofia na Escola Secundária N1 de Magdalena, de 1º de abril de 1967 a 6 de março de 1968.


1968

Professor adjunto de Filosofia da história na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade Nacional de la Plata, de 1º de abril de 1968 a 30 de agosto de 1971.


1971

Professor Titular de Antropologia filosófica na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade Nacional de la Plata, de 1º de setembro de 1971 a 30 de dezembro de 1974.

Professor Titular de Filosofia e estética, selecionado por concurso de antecedentes e oposição na Facultade de Bellas Artes da Universidade Nacional de la Plata, Argentina, de 1º de abril de 1971 a 28 de fevereiro de 1975.

Professor de Introdução à estética no Institu­to Superior Docente de Orientação Estética, de La Plata, de 1º de abril de 1971 a 20 de agosto de 1976. Cargo obtido por concurso de antece­dentes e oposição.

Professsor Titular, selecionado por concurso de antecedentes e oposição, de Filosofia, no Instituto Superior Docente de Orientação Estética Infantil de 1º de junho de 1971 a 30 de novembro de 1976.


1973

Professor Titular de Teoria da arte II (Contemporâneo) na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional de Buenos Aires, de 1º de julho de 1973 a 30 de setembro de 1975.


1975

Professor Adjunto, na cátedra de Arte e cultura do terceiro mundo, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, de 1º de março a 30 de setembro de 1975.

Professor contratado para o curso de Sociologia da Literatura, na pós-graduação em Linguistica e Literatura da Universidade Nacional de la Pampa, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, de 1º de abril a 30 de setembro de 1975.

 

MÉXICO


1976

Professor Titular de Metodologia das ciências sociais na Escola Nacional de Antropologia e História, na Licenciatura de Antropologia Social. Cargo obtido por concurso a partir del 1º de octubre de 1976.

Professor Titular de Classes sociais na Escola Nacional de Antropologia e História. Cargo obtido por concurso a partir de 1º de outubro de 1976.

Professor-Investigador em tempo integral na Escola Nacional de Antropologia e História, designado Coordenador da área de Metodologia das ciências sociais e para dirigir um oficinas de investigación sobre “Artesanías y clases sociales en México”. Cargo obtenido por concurso a partir del 1º de diciembre de 1976.


1977

Professor Titular de Carreira nas cátedras de Métodos de las Ciencias SocialesEstética Contemporânea e Filosofia e Literatura, na Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM. Cargo obtenido por concurso a partir de 1º de abril de 1977.


1980

Professor-Investigador do Mestrado em Antropologia Social, na Escola Nacional de Antropologia e História, de 1º de abril de 1980 a 15 de abril de 1991.


1990

Professor-Investigador em tempo integral, na Universidade Autônoma Metropolitana, Unidade Iztapalapa, Departamento de Antropologia, a partir de outubro de 1990.


Atividades como professor visitante

1983

Universidade de São Paulo, Brasil, Seminário Necessidades populares e consumo cultural, ministrado na pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (1º Semestre).


1984

Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e CENECA, Santiago do Chile; Seminário Hegemonia, consumo e cultura popular.

Universidade de Buenos Aires, Faculdade de Filosofia e Letras, Seminário Ideologia e cultura.


1985

Universidade de Stanford, Califórnia, E.U.A., Seminários de pós-graduação no Departamen­to de Espanhol e Português: Sociologia da arte, a literatura e o públicoCultura e conflitos sociais na América Latina.


1986

Universidade de San Francisco, E.U.A. Curso sobre Cultura e Sociedade na América Latina.


1989

Universidade do Texas, em Austin, E.U.A. Seminário de pós-graduação A investigação sobre culturas populares: um balanço transdisciplinar.


1990

CIESAS Golfo, Xalapa, Veracruz, México. Curso: A investigação antropológica e o debate sobre a modernidade.


1991

Universidade Autônoma de Barcelona, Faculdade de Ciências da Informação. Curso: Teorias e investigação sobre cultura: antropologia, sociologia e estudos da comunicação.

Universidade de Nápoles, Faculdade de Filosofia, Departamento de Sociologia. Curso de pós-graduação Cultura e Modernidade.


1993

Seminário A negociação das identidades indígenas e populares, realizado na Casa da América, Madrid, Espanha.


1996

Seminário de pós-graduação Culturas urbanas e comunicações, Faculdade de Jornalismo e Comunicação Social, Universidade Nacional de La Plata, La Plata, Argentina.

Seminário Imaginários urbanos: o público e o privado, Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Universidade de Stanford, E.U.A, Seminários O mal-estar pela hibridação e O público e o privado nos imaginários urbanos.


1997

Seminário Antropologia e estudos culturais: uma agenda de fim de século. Departmento de Estudos do Romance, Duke University, EUA.

Seminários As culturas híbridas e os estudos culturais nos Estados Unidos e na América latina, Universidade de Iowa, E.U.A., Departamento de Espanhol e Português.

Cátedra de Antropologia Cultural  A cultura híbrida e o debate sobre multiculturalismo, Universidade dos Estudos de Nápoles Federico II, Faculdade de Sociologia – Instituto Italiano para os Estudos Filosóficos, Itália.


2005  

Seminário de graduação Diversidade e interculturalidade nas artes e nas indústrias culturais, no Centro para Estudos Latinamericanos e do Caribe, Universidade de Nova Iorque, E.U.A.


Congressos, simpósios e comunidades científicas

Apresentou conferências e palestras em reuniões científicas nos Estados Unidos, em vários países europeus e latino-americanos. Entre outras, ministrou aulas magnas em reuniões da UNESCO (1997, 1998 e 2005), do BID (1999 e 2005), do II Congresso Europeu de Latinoamericanistas (1998) e da Organização de Estados Ibero-americanos (2002).


Pertence a várias sociedades científicas (Academia de Investigação Científica do México, Associação de Estudos Latino-americanos, entre outros) e é membro de conselhos editoriais em revistas dos Estados Unidos, do México e da Argentina.


Recebeu bolsas e subsídios para pesquisa do CONYCET, da Argentina (1969), da Organização de Estados Americanos (1988-1989), do governo francês (1988), do CONACyT, do México (1989), e da Fundação Rockefeller (1993-1995).


Tem atuado como membro de comissões julgadoras da UNAM,  da UAM e do Sistema Nacional de Investigadores do México, e também como membro do Comitê Científico do relatório sobre Cultura Mundial da UNESCO, do Fideicomiso para la Cultura México-Estados Unidos, e em universidades dos Estados Unidos e da América Latina.


Realização

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